Bem-estar: como criar ambientes integrados e quais seus benefícios?
Quando a gente pensa na nossa casa, imaginamos ambientes atrativos, agradáveis e confortáveis. Seja para espaços pequenos ou amplos, a criação de ambientes integrados pode trazer diversos benefícios ao ambiente e às pessoas que vivem nele.
Ambientes integrados nada mais são que espaços unidos, seja com a derrubada de paredes, com objetos multiuso ou através da repetição de elementos decorativos. Além da praticidade, a integração dos espaços proporciona uma sensação de amplitude mas, por outro lado, exige planejamento para analisar as necessidades do cliente, redimensionamento do mobiliário e reorganização decorativa.
Desde a circulação pela casa, mas também luminosidade, ventilação, interação entre as pessoas e os cômodos… Essas são algumas das vantagens em ter uma casa (ou apartamento) com ambientes integrados, pensando no bem-estar dos moradores.
Quando se trata da junção entre espaços internos e externos, os benefícios são ainda maiores. Você pode sentir uma liberdade parecida com a de estar ao ar livre, mesmo em um espaço fechado, trazendo mais tranquilidade para sua rotina.
Quer saber como e porque criar ambientes integrados unindo o lado de dentro e o de fora? Continue a leitura!
Quais as vantagens de integrar o ambiente interno com o externo?
Além de uma questão estética decorativa, a integração de ambientes proporciona outros benefícios à casa. Aqui apontamos alguns, veja.
Maior amplitude nos dois ambientes
Ao unir diversos espaços, seja removendo paredes ou adotando portas ou janelões de vidro, os dois ambientes vão parecer mais amplos. Isso porque a falta de barreira visual proporciona uma visão contínua além do cômodo em que se está.
Mais interação entre as pessoas
Com barreiras a menos, fica mais fácil falar, ver, conversar ou ouvir as pessoas nos outros ambientes. Quando estiver recebendo visitas ou quando toda a família está em casa nem todos precisam estar no mesmo cômodo para interagirem.
Mais iluminação natural
Uma ótima estratégia para reduzir custos com energia elétrica, além de dar mais vida à sua casa. Além disso, luminosidade também influencia na sensação de amplitude do ambiente.
Como criar ambientes integrados?
Janelões ou portas de vidro
Esta é uma alternativa mais efetiva para casas com jardim ou espaços externos. Investir em portas de vidro dá a sensação de ambientes mais amplos, além de oferecer mais luminosidade natural devido à transparência.
Essa alternativa também proporciona uma integração visual dos ambientes interno e externo, além de facilitar promover a integração visual dos espaços e melhorar a circulação do ar dentro de casa.
Jardins de inverno, pergolados e jardim vertical
[huge_it_slider id=”8″]
Essas opções são formas de, literalmente, trazer o externo para dentro de casa. Normalmente, os jardins são considerados áreas externas, mas com essas soluções você pode trazer mais natureza para os espaços internos.
Seja através de jardins de inverno (normalmente fechados, com espécies que não exigem luz solar direta), pergolados ou jardins verticais. No caso dos jardins verticais, lembre-se de levar em conta espécies que se dão bem para as condições do ambiente (incidência da luz do sol, frequência das regas etc).
Essas são excelentes alternativas para quem procura incorporar coloração e textura das plantas à decoração do ambiente.
Continuidade de elementos
Outra forma bastante comum de ligar ambientes teoricamente distintos é dar continuidade a eles através de elementos em comum. Seja através das cores (aplicando tons similares ou complementares), usando materiais que se repetem nos espaços ou, ainda, fazendo essa ligação com móveis.
Quando se opta por integrar através de materiais chaves, pode-se optar pelo piso contínuo, repetição de elementos ou tons dos móveis (todos em madeira, ou tons de madeira similares na sala de estar e de jantar, por exemplo) ou, ainda, usando o mesmo material em peças-chave de cada ambiente.
Seja uma mesa que serve de apoio para cozinha e também para a sala de jantar ou um balcão que atravessa os cômodos, as possibilidades são várias. Também é comum ter paredes que fazem parte de mais de um espaço da casa e decorá-la de forma distinta em cada ambiente.
Se você tem jardim em casa, criar ambientes integrados você também vai ajudar a trazer o jardim para dentro de casa. Seja através das cores das plantas e flores ou através de seus perfumes, proporcionando uma maior proximidade à natureza e todos os benefícios que essa relação oferece.
Você tem outras dicas para integrar ambientes em casas e apartamentos? Fala pra gente nos comentários!
*Todas as imagens deste post são de projetos da Flora Nativa
0 comentário