Decoração com vasos: criando ambientes com o seu estilo
Plantas em casa acalmam, deixam o ambiente mais bonito e até contribuem na purificação do ar. Então porque não investir nelas e ter espécies variadas, sejam folhagens ou flores, criando espaços mais aconchegantes e que combinem com você? Para isso, separamos algumas dicas de decoração com vasos, para deixar seu ambiente com a sua cara!
Quando se trata dos vasos, diversos modelos e tamanhos são possíveis, seja de barro, vidro, cerâmica ou plástico. Invista em peças e designs que combinem com o local onde ficarão os vasos, seja para criar um ambiente vintage, moderno, rústico ou exuberante.
É importante estar atento às necessidades das plantas e à usabilidade e circulação do ambiente. Vasos muito grandes em espaços pouco amplos vão mais atrapalhar que embelezar. Além disso, preste atenção ao local onde ficará o vaso, para que seja compatível ao ambiente (com muito vento, exposto direto ao sol ou com muita umidade), pensando na durabilidade deste objeto decorativo.
Os vasos, quando bem selecionados e organizados, contribuem para a beleza e elegância do ambiente, mas também observe a composição vaso/planta. Um terrário, similar ao aquário, é ideal para plantas mais estruturadas e cujo crescimento seja mais horizontal que vertical. Já os vasos altos ficam bem com espécies mais compridas ou de maior porte, como as palmeiras. Para além da estética, essa combinação leva em conta os aspectos necessários ao crescimento saudável das plantas.
Você pode optar por algum vaso que se integre ao restante do ambiente, criar uma área definida para os vasos na sala ou ainda investir em hortas e espaços de cultivo dentro da sua própria casa ou ambiente de trabalho.
Decoração com vasos: o início
Sem dúvidas, o primeiro passo é pensar qual o objetivo do vaso na decoração: compor com o restante por combinação ou contraste? A partir daí e tendo a decoração do espaço já definido, é hora de pensar nos vasos e plantas.
Mais privacidade
Para uma aplicação funcional dos vasos, você pode optar por modelos grandes e iguais para formar uma barreira visual. Podem ser adotados na fachada ou em ambientes abertos e de forma alinhada. Acrescente este elemento para compor cercas vivas com um toque a mais.
Ambientes espaçosos
Se você vai trabalhar vasos em ambientes amplos, uma opção é investir em um vaso grande ou que seja algum modelo ou textura diferente. Tanto o vaso receberá mais atenção na decoração, quanto você pode incrementar o cenário com uma planta vistosa nele. O vaso pode ser o destaque da sua sala ou do ambiente de trabalho.
Pequenos ambientes
Se no seu caso os espaços disponíveis são limitados, invista em pequenos vasos. Eles não atrapalham a circulação no ambiente e podem ser suspensos por cordas, pendurados em gradis, jardins verticais ou sobre móveis e parapeitos.
Na sala, você pode usá-los sobre uma mesa de centro, mesas de canto ou para atrair mais atenção para um móvel que seja central na decoração do ambiente. Lembre-se de ficar atento à luminosidade do espaço e às necessidades das plantas que você vai utilizar, para que o crescimento delas não fique prejudicado.
Decore você mesmo
Esta alternativa é para você deixar os vasos exatamente da forma que você quer. É possível personalizar com pintura (e aqui cabem várias técnicas e materiais, como tinta acrílica ou spray), revestimento ou o que a sua imaginação permitir!
Pintura
Crie vasos mais modernos com spray de tintas metálicas, texturas como a smiliar ao concreto, pintura marmorizada, degradê ou a pintura provençal (com aspecto envelhecido). É possível ainda pensar em padrões geométricos, estampas, frases, símbolos e o que mais der vontade.
Revestimentos
Seja estampando seu vaso com tecidos ou dando voltas com cordas de sisal, algodão, cordas de varal ou linhas de diferentes espessuras e cores. Cubra todo o vaso ou apenas alguma parte. Dá para criar uma infinidade de combinações de cores e texturas.
Aqui você também pode pensar nos cachepôs. Esses objetos são similares aos vasos, mas a ideia é comportá-los dentro dos cachepôs, facilitando o manejo e mudança se necessário. Esses objetos também podem ser encontrados em infinidades de tamanhos, modelos, texturas, cores e materiais. E, similar aos cachepôs, há ainda uma alternativa como a juta, que traz um ar mais rústico facilmente contrastado com pinturas ou laços.
Mais uma opção é empregar materiais e objetos que remetam a temas específicos, como areia, conchas do mar ou pedrinhas. Esta alternativa também dá uma aparência mais rústica e permite criar objetos únicos e temáticos como você quiser.
Outros materiais
Como já foi dito anteriormente, é possível fazer o que sua imaginação permitir. Alguns vasos decorados com pedaços de fita isolante podem criar padrões bem interessantes, principalmente sobre vasos de cores claras.
Outra alternativa é criar alto relevo com recortes de EVA. Você pode colorir apenas os pedaços ou, depois de colá-los, pintar todo o vaso e criar destaque no vaso. Fitas coloridas e estampadas também podem ser uma saída diferente para deixar os vasos do jeito que você gosta e de acordo com seu espaço.
Você pode pensar ainda de forma sustentável e promover a reutilização de objetos. Latas, caixas e outras embalagens podem servir de vaso para suas plantas.
E aí, tem interesse em renovar seu espaço através da decoração com vasos? Procure a Flora Nativa, podemos lhe ajudar através de consultoria ou com peças exclusivas para você!
0 comentário