paisagismo urbano arborização dos espaços de convivência (projeto flora nativa para salesiano)
07
dez

Paisagismo urbano: 4 soluções para criar áreas de convivência atrativas

Ao longo da história, as praças tiveram diferentes funções e usos, levando em conta a cultura, seu objetivo e o clima onde estão inseridas. Desde as ágoras da Grécia Antiga, símbolos da cultura, política e vida social dos gregos, até as praças do período colonial brasileiro, amplos espaços vazios em frente às igrejas, muita coisa mudou. Agora, quanto mais agradável o espaço, melhor ele será, agregando funcionalidades à beleza.

Se as ágoras gregas eram bem planejadas, frequentadas e cuidadas, as praças coloniais herdaram traços arquitetônicos amplos e pavimentados dos portugueses, espanhóis e italianos. Apesar do objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas e charretes, esse modelo não foi muito efetivo no Brasil devido ao calor do clima tropical.

Já no período renascentista e barroco, as cidades europeias investiram nas praças bem cuidadas, arborizadas e planejadas. Além do foco funcional, havia um uso social desses espaços.

Todas essas características podem ser usadas para construirmos espaços que agreguem beleza ao paisagismo urbano, mas que também sejam funcionais aos frequentadores e à cidade. Quer saber como? Continue lendo este post e confira nossas dicas!

Invista na arborização

paisagismo urbano arborização dos espaços de convivência (projeto flora nativa para salesiano)Devido à colonização portuguesa, herdamos desde as primeiras construções o modelo de “praças secas”, onde predominam os espaços pavimentados e praticamente não há arborização.

Porém, a arborização torna a passagem e permanência dos pedestres mais agradável ao oferecer sombra, evitando a incidência direta dos raios solares nos transeuntes e estimulando o lado social desses espaços.

Outra vantagem de investir em ambientes arborizados é combater o surgimento das chamadas “ilhas de calor”, além de evitar outras ações que podem ser nocivas ao ambiente, como poluição sonora, visual e do ar.

É preciso lembrar ainda da maior absorção de águas, em caso de chuva, por exemplo. O solo onde estão as plantas será muito mais efetivo que o cimento ou concreto. Além disso, investir em plantas ornamentais junto às árvores complementará seu paisagismo e ainda deixará o ambiente mais bonito, colorido e cheiroso.

Ofereça bancos, estimule a interação social

paisagismo urbano bancos promovem interação social e melhor aproveitamento dos espaços de convivênciaOs bancos estão diretamente relacionados ao fortalecimento da função social das praças. Com esses objetos – que podem variar de formato, material, e posição –, o ambiente tem mais apelo para permanência das pessoas.

Desta forma, as praças podem deixar de ser mero ponto de apoio para quem está de passagem, mas se tornará destino de passeios no fim de semana ou local de conversas para amigos ou namorados no fim da tarde.

Transmita segurança com iluminação

Mais do que beleza, a iluminação também tem como papel trazer mais segurança à praça. Durante o dia, procure valorizar a iluminação natural desse espaço, tornando-o mais agradável e como alternativa para breves momentos de relaxamento na rotina da cidade.

Já durante a noite, se o espaço permanecer aberto, uma boa iluminação é indispensável. Foque nos espaços de passagem e bancos e/ou mesas do seu ambiente. Você também valorizará suas plantas e árvores com pontos de luz direcionados a elas. Além de contribuir com a iluminação geral da área, também poderá destacar cores e formas da natureza, dependendo das espécies escolhidas.

Crie espaços de circulação

Ao delimitar espaços de circulação na praça, você poderá organizar o fluxo de pedestres e evitar depredação de parte do jardim. Sem a passagem de pessoas sobre a grama, por exemplo, ela permanecerá bonita e bem cuidada por mais tempo.

Mas lembre-se que essa estratégia precisa seguir uma lógica. Não adiantará nada se o caminho traçado não for prático e não atender às necessidades de quem passa por ali. Caso contrário, ao invés de atrair pessoas, você poderá afastá-las.

Outra vantagem dessa estratégia é guiar os pedestres a pontos considerados importantes. Seja uma estátua, uma fonte, uma área específica para piquenique ou qualquer outro ponto considerado destaque no seu espaço.

Gostou das nossas dicas? Aqui na Flora Nativa também trabalhamos com paisagismo urbano, elaboração de projetos e consultorias. Quer ajuda para montar seu espaço de convivência? Fale com a gente, nós podemos te ajudar!