Pouco espaço em casa? Veja 10 dicas de plantas para apartamento ou pequenos ambientes
Mora em um lugar pequeno ou sem quintal? Confira dicas de plantas para apartamento tornando o ambiente mais agradável
Muitas pessoas, mesmo morando em apartamentos, não abrem mão de ter plantas em casa. Além de embelezar e nos aproximar da natureza, algumas espécies podem ajudar a reduzir o estresse da rotina super corrida ou, até mesmo, servir como medicamento natural.
Pensando no bem estar que os ambientes podem proporcionar, separamos algumas dicas de plantas para seu apartamento, com opções para muito ou pouco sol, locais escuros ou plantas que não exigem irrigação com tanta frequência.
Espaços com pouca iluminação direta
Há quem pense que ambientes mal iluminados não devem acomodar plantas, mas na verdade há diversas espécies que se adaptam, outras até precisam, de baixa luminosidade. Veja algumas delas:
Violeta
Normalmente plantada em vasos pequenos, precisa ser regada de duas a três vezes por semana. Necessita de muita luminosidade, mas sem incidência direta para não queimar suas folhas e flores. A violeta tem uma variedade de cores que ajudam a enfeitar ambientes como mesas, janelas e varandas.
Quando a cor de suas pétalas for roxa também age como tranquilizante, reduzindo as doses de adrenalina do nosso corpo. Como resultado disso, o cérebro recebe mais oxigênio e fica mais relaxado.
Mantê-las nas janelas que não recebem sol é uma ótima alternativa. Já em relação à temperatura, também é preciso estar atento. A variação ideal para a violeta são máximas que não ultrapassem 30°C e mínima de até 21°C. Temperaturas fora dessa faixa interferem no crescimento e florescimento da violeta.
Na hora de regar, deixe o solo sempre úmido, mas nunca fique atento para molhar apenas o solo, pois a água diretamente nas folhas pode queimá-las. Regue sempre que a superfície da areia estiver seca.
Orquídeas
As orquídeas têm colorações variadas e embelezam qualquer ambiente, com a vantagem de exigirem poucos cuidados.
Seu tipo mais comum, popularmente conhecida como Orquídea Borboleta, tem flores que variam entre as cores, branca, amarela, rosa e púrpura. Se você cultivá-la a meia sombra, com iluminação indireta, será o ideal, mas caso perceba suas folhas escuras é melhor mudar de local.
Também vale a pena se você substituir os vasos de plástico pelos de barro por ser poroso e drenar melhor a água.
Antúrio
O antúrio é conhecido como curinga para locais com baixa iluminação natural. Sua irrigação deve ser feita de 3 a 4 vezes na semana, já que necessita de solo úmido para se desenvolver bem. Sua cor destaca o local onde ela está, mas evite lugares escuros para não prejudicar seu crescimento.
Além disso, alguns estudos apontam que plantas com flores ajudam a reduzir os níveis de estresse. O antúrio e suas flores exuberantes podem ser uma boa opção!
Zamioculca
Pode ser cultivada em ambientes de pouca ou muita intensidade de luz, mas evite contato direto com o sol, que pode queimar suas folhas. Bastante resistente, ideal para quem tem pouco tempo para cuidar, mas não abre mão das plantas. Se você tem crianças ou animais, cuidado: todas as suas partes são venenosas se ingeridas. A frequência ideal de irrigação é uma vez por semana.
Pleomele
Esta planta tropical necessita de muita umidade, por isso regue com frequência. Assim como a Zamioculca, não tolera contato frequente com a luz solar direta. Mantenha em locais com pouca luminosidade e, caso não se adapte, mude de lugar, mas lembrando de evitar o contato direto com o sol.
Samambaia
Muito populares no Brasil, essas plantas crescem na sombra e em locais com alta umidade, mas não suporta ventos constantes. É importante que o vaso ou xaxim esteja sempre úmido, pois sem a rega constante suas folhas ficarão amareladas e secarão rapidamente.
Para deixar na varanda
Jade
Esta planta se assemelha a uma miniárvore e é muito fácil de cuidar: se dá bem em qualquer solo que não fique muito úmido e precisa de luz solar direta pelo menos durante uma parte do dia, portanto deixe-a na varanda ou na janela.
Lança de São Jorge
Com folhas verticais em formato cilíndrico, é ideal para ambientes internos e decorando os cantos dos ambientes. A Lança de São Jorge funciona tanto em vasos quanto em jardins de pedra. Sua irrigação deve acontecer uma vez a cada quinze dias, sem jogar água diretamente nas folhas.
Babosa
Além de embelezar o ambiente, a babosa pode ser usada para hidratação dos cabelos, da pele e em queimaduras solares. A vantagem desta planta é não precisar de muita irrigação. Regue a cada 4 ou 5 dias. O contrário, com água em excesso, deixará a planta com um caráter “triste”. Se isso acontecer, deixe-a alguns dias sem regar e ela voltará a ficar bem.
Lembre-se de usar um vaso amplo para que haja espaço para suas raízes. Apesar de superficiais, elas são extensas. Mas, caso a ideia seja gerar novas mudas, um vaso mais apertado estimulará a planta a se reproduzir.
Quando a nova babosa aparecer, transplante-a e deixe sem água por 3 dias para que ela se recupere do processo de remanejamento.
É importante reparar que, se for ficar na varanda, o lugar ideal é o canto ensolarado e que não tome chuva direto.
Agerato
Suas flores azuis e delicadas criam lindos arranjos quando plantadas em vasos. Se usada junto a outras plantas de maior porte também traz charme ao ambiente.
Uma das chamadas plantas anuais, seu ciclo de vida costuma não ultrapassar duas estações. Por isso, precisa ser replantado anualmente, a não ser que você espere as sementes produzidas pelas flores na primavera caírem, brotarem e enraizar até gerar novas mudas ao redor da planta mãe. Você também pode podar as flores mortas assim que murcharem para aumentar a sobrevida da planta.
Para cuidar dela ofereça sol pleno e rega média, deixando a terra secar superficialmente entre uma rega e outra.
Sem tempo? Escolha as suculentas
Ótima alternativa para quem tem pouco tempo para cuidar das plantas, elas precisam de pouca rega e de sol esporadicamente. Geralmente o tempo de rega varia de 10 a 14 dias, o ideal é esperar o solo secar completamente.
Também lembre-se de nunca deixá-las em contato direto com a luz do sol para que ela não seque devido à intensidade dos raios. Para que as suculentas cresçam de forma saudável, é ideal trocar o solo ao menos uma vez por ano e mudar para vasos maiores – outro fator que vai estimular o crescimento.
Outra dica importante é que as de coloração roxa ou laranja preferem os ambientes externos, enquanto as verdes se dão melhor em ambientes internos.
E aí, está pronto para trazer mais vida para seu espaço? Além dessas existem várias outras flores e plantas para apartamentos ou lugares pequenos e que podem ficar muito bem no seu ambiente.
E se você ficou interessado nas nossas dicas, basta se inscrever na nossa newsletter para receber semanalmente textos como este. São muitas dicas como esta para você conhecer mais as possibilidades que o paisagismo pode trazer para sua casa ou seu ambiente de trabalho. Assine agora, prometemos não mandar spam!
2 comentários