exercicios próximo à natureza melhoram a qualidade de vida, aliviam o estresse e nos deixam mais felizes
31
jan

Qualidade de vida: 4 benefícios sobre viver em interação com a natureza

Quando estamos em contato com a natureza, seja em parques, praias ou bosques, podemos perceber uma sensação de bem-estar. Esse sentimento está relacionado ao relaxamento mental proporcionado pelo momento de descanso, mas a influência da natureza na nossa qualidade de vida vai muito além.

Alguns benefícios da natureza já são velhos conhecidos, como a influência dos raios solares na conversão de vitamina D no nosso organismo ou ainda a purificação e oxigenação do ar promovida pelas plantas.

Mas você sabia que o contato com a natureza influencia até mesmo a criatividade, memória e ainda reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares? Esses são apenas alguns dos benefícios que o meio ambiente nos proporciona.

Continue a leitura e confira 4 benefícios que você ganha ao optar por uma rotina mais próxima da natureza!

Mais felicidade, menos estresse

exercicios próximo à natureza melhoram a qualidade de vida, aliviam o estresse e nos deixam mais felizesViver próximo à natureza, de fato, proporciona uma vida melhor. Esta foi a conclusão de uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. O estudo ouviu 2.500 moradores de 229 bairros do estado de Wisconsin e teve início em 2009.

A conclusão do levantamento mostrou que, independente de classe social, idade ou estado civil, moradores de bairros com menos de 10% de sua área arborizada são mais propensos a desenvolver doenças relacionadas ao estresse, como depressão e ansiedade.

A pesquisa leva em conta a Teoria da Restauração da Atenção, que aponta o contato com a natureza como restaurador da capacidade de concentração. Além disso, essa proximidade ameniza a fadiga mental provocada pelo trabalho ou estudo, melhorando nosso desempenho e satisfação.

Outro estudo, este desenvolvido na Holanda, aponta que passar um tempo na natureza e praticar atividades relacionadas a ela – cuidar das suas plantas em casa, por exemplo – combate melhor o estresse que as atividades de lazer.

A pesquisa acompanhou pessoas que ficaram lendo em um ambiente fechado e outras praticando jardinagem, ambos os grupos durante 30 minutos. Quem estava no jardim não só relatou um estado mais bem humorado, como também registrou queda na produção de cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”.

Ar puro faz bem para o coração

Estar em contato frequente e prolongado com a poluição do ar e poluição sonora aumenta os riscos de hipertensão arterial. Essa conclusão foi apresentada por um estudo da Universidade Heinrich Heine de Dusseldorf, na Alemanha. O estudo aconteceu ao longo de anos e monitorou mais de 40 mil pessoas em cinco países europeus.

Esta pesquisa constatou que, a cada 100 pessoas, uma a mais tem chance de desenvolver hipertensão arterial nas áreas mais poluídas das cidades se comparada aos bairros onde o ar é mais puro.

O levantamento destaca ainda que antes do estudo nenhum participante tinha hipertensão, mas ao longo do estudo 15% (6.207 pessoas) desenvolveu a doença ou começou a tomar medicações para reduzir a pressão arterial.

Atividades ao ar livre ajudam a memória

correr ao ar livre contribui para melhorar nossa memória e nossa qualidade de vidaAchou esquisito que estar em contato com a natureza pode melhorar sua memória? Foi o que constatou um estudo desenvolvido pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Os resultados mostraram que estar próximo à natureza melhora as funções da memória em curto prazo. Pequenas caminhadas diárias feitas ao ar livre têm a capacidade de melhorar sua memória em até 20%.

Essas atividades físicas praticadas na natureza também contribuem para melhorar o aprendizado e nossas funções cognitivas.

A natureza lhe ajuda a ser mais criativo

Outro ponto de impacto na relação cérebro-natureza é relacionado à criatividade. As cidades têm muitas formas de atrair nossa atenção, desde as luzes e barulhos do trânsito até os smartphones, computadores e o comércio. Tudo isso pode afetar a área do cérebro responsável por nossa atenção e foco.

Quando você passa a caminhar em espaços verdes, tranquilos e permeados por sons naturais, o cérebro entra em um estado de meditação. Isso proporciona mais atenção e calma ao que nos rodeia e às reflexões necessárias.

Esta mensuração foi apresentada por uma publicação da Universidade de Londres, considerado o primeiro estudo das mudanças sistemáticas mais profundas sobre as funções cognitivas associadas ao contato com a natureza. Esse efeito cerebral pode ser notado a partir de mudanças mínimas, como ambientes de trabalho ou casas com vistas para árvores e jardins.

Agora é hora de sair…

Como foi dito no início deste artigo, esses são apenas alguns dos benefícios que a proximidade com a natureza proporciona à nossa qualidade de vida.

Então que tal sair para curtir a praia ou correr no parque? Mas antes não se esqueça de curtir nossa página no Facebook e de seguir a Flora Nativa no Instagram! Assim você não perderá as novidades aqui do blog!