26
abr

Saiba como fazer sua horta na escola!

Para começar uma horta na escola, é necessário realizar um projeto de integração entre a comunidade e a diretoria. É importante que os pais entendam como este trabalho colaborativo poderá trazer benefícios. Fazer com que colaborem com a aprovação do projeto é indispensável!

Geralmente em projetos assim, o objetivo é trazer a experiência do campo para as crianças que vivem na cidade. Ajudando-as à descobrir o prazer de lidar com as plantas e quem sabe, desencadear um interesse numa futura profissão.

Defina um local dentro da escola

Descobrir este local pode parecer uma tarefa difícil, mas não é. Se você é aluno ou pai, deve conhecer bem a estrutura da escola, não é? Basta procurar um local onde exista área com gramado ou terra. Defina este espaço como o ponto de partida. Faça fotos e documente isso para que o projeto tenha registros iniciais e possa ser apresentado mais adiante nas fases da evolução do mesmo.
Outros fatores precisam ser considerados nesta escolha: acessibilidade aos alunos e professores ao local, ter uma fonte de água próxima e ter bastante exposição solar.

(Foto: Reprodução Revista W3)

Converse com um profissional da área

Ao se pensar o que deverá ser plantado em sua nova horta na escola, a nossa sugestão é consultar um profissional de paisagismo. Nós da Flora Nativa adoramos realizar este tipo de consultoria gratuita, com o intuito de ajudar na decisão do que será plantado e porque.

Então, o primeiro cuidado é pensar em conjunto com um profissional, no formato do jardim, se o plantio será feito direto no solo, em caixas, camas de plantio ou dentro de recipientes.

Trabalhe com um paisagista em seu projeto!

Definindo o tipo de cultivo

É sempre de grande interesse das crianças descobrir como os alimentos chegam até a mesa de nossas casas. Sementes ou mudas de alimentos nativos da região podem ser uma ótima sugestão, por ter grande facilidade de adaptação ao clima e ao solo. Avalie também quais são as características de cada uma, bem como os cuidados necessários para a sua manutenção. Se for algo complicado, pode frustrar as crianças e o projeto não alcançará o seu objetivo final. É possível fazer a escolha das espécies também baseado no conteúdo a ser trabalhado com os alunos, de forma que a teoria esteja conectada com o que os estudantes estão vendo na prática.

(Foto: Reprodução Costa Leste News)

Use os erros como forma de aprendizagem

Trabalhar com o cultivo de alimentos é algo que foge ao controle próprio. O plantio está à mercê das condições climáticas e isso pode significar alguns percalços no caminho. Utilize essas experiências como forma de aprendizado para o projeto e também para os alunos. O ideal é que eles estejam envolvidos em todas as etapas do processo. Assim, poderão se interessar em criar horta em suas próprias casas e comunidades.

Também é bacana aliar a horta na escola a um trabalho de compostagem de resíduos orgânicos. Pode-se construir um minhocário e assim ensinar o ciclo completo da natureza.

Se interessou? Então baixe aqui a carta modelo de requisição para ser enviada ao dirigente da sua escola, esse é um passo fundamental para dar início ao projeto da sua horta na escola!