esse gradil, ao invés de ter um jardim suspenso foi usado como elemento decorativo sem plantas
14
nov

Jardim suspenso: gradis na decoração do jardim

Uma solução prática, compacta e capaz de dar uma nova cara ao seu espaço. Assim são os jardins suspensos. Podendo envolver diversos materiais, espécies e utilidades, é fato que o cultivo de plantas em diferentes suportes é uma ótima alternativa para pequenos ambientes – mas não fica restrito apenas a eles. Neste post vamos focar nos exemplos com gradis, mas você também pode usar diversos outros materiais, se preferir.

Diferente do que dizem os estudos históricos sobre o enorme jardim criado na Babilônia durante a Idade Antiga, este formato não precisa ser suntuoso ou elaborado sobre grandes construções. Na verdade, é uma estratégia utilizada atualmente para aproveitar espaço ou, ainda, valorizar uma parede em áreas internas ou externas.

Você pode encontrar diversos formatos, utilizando diversos materiais, como paletes, materiais reutilizados e os gradis. O gradil nada mais é que um “recorte” de grade que pode ser uma peça chave no seu jardim. E é nele que vamos focar agora.

Como fazer um jardim suspenso com gradil?

O primeiro passo, antes de fixar o gradil na parede, considere como ele ficará quando pronto. Este ponto é importante, pois se você começar com mudas ou pequenas plantas, a grade ficará à mostra o desenho da grade pode ser mais um elemento do jardim suspenso.

Além disso, você pode investir em cores ou texturas para deixá-lo com a cara do seu espaço. Por exemplo, usar o gradil mais “detonado” e rústico ou pintado? Pintar de branco, cinza ou colorido? Pense que este elemento de ferro também pode contrastar com a textura e leveza das plantas ou flores.

Escolhido o gradil, hora de pensar nas novas habitantes do jardim!

Como usar meu jardim suspenso?

gradil usado como exemplo de jardim suspenso, com plantas variadas em diversos vasos anexos ao gradilNo gradil que você for pendurar, dependendo do ambiente e do seu objetivo, várias alternativas são possíveis. Optar por espécies com flores é uma ótima opção para colorir seu espaço. Algumas opções são as orquídeas, com folhagem espessa e que floresce em determinada época do ano; e a lavanda (também conhecida como alfazema), que forma pequenos arbustos conhecidos por suas flores lilás bastante perfumadas e que duram o ano todo.

Os gradis com flores são uma ótima alternativa para decorar uma parede vazia voltada para o jardim. Você também pode usar essa ideia para trazer mais charme à área com outras plantas cultivadas no solo ou em jarros mais baixos.

Outra possibilidade é investir no verde das plantas. Para isso, pense em folhagens vistosas, espessas, coloridas ou no formato variado das folhas. Esta alternativa é bastante utilizada em ambientes internos, criando uma espécie de muro verde. Uma trepadeira também pode se somar ao seu gradil, complementando o foco no verde e promovendo uma integração em toda a estrutura montada.

Também são bastante utilizadas, em pequenos jarros, as suculentas. Ainda que muitas vezes generalizadas, esse tipo de planta também tem uma variedade de cores e formas que pode ser a base do seu jardim. Outra vantagem é a menor necessidade de água, exigindo menos manutenção para quem não tem tanto tempo para dedicar aos cuidados.

Uma quarta alternativa é construir uma pequena horta. Essa sugestão é muito mais funcional, mas que também pode ter seu valor decorativo. Aqui não há limite e vale o que você quiser cultivar para aproveitar na cozinha. Desde temperos como manjericão, alecrim e pimentas a outras espécies como hortelã ou alho. Tudo isso dá para ser cultivado em casa e você ainda pode economizar nas compras.

Concluindo

Você também pode investir em um gradil sem plantas, apenas como elemento decorativo. Neste caso, emoldurá-lo ou deixar em um local de contrastes de cor e textura pode funcionar bem. Nós damos preferência às plantas, que podem ser ótimas companhias, servir como terapia e ainda agregar beleza com a variedade de cores e espécies.

Você já teve algumas ideias para começar a fazer seu jardim suspenso e quer começar logo? Mas, antes, lembre-se de duas dicas importantes quando se trata do cuidado com plantas: luminosidade e água. Por mais que os jardins suspensos em gradis sejam alternativas válidas para ambientes internos e externos, é imprescindível levar em conta a luminosidade do seu espaço e a necessidade das plantas.

Investir em espécies que precisam de muita luz para um ambiente interno, ou o contrário, vai frustrar sua ideia. Conheça as condições do ambiente disponível e as necessidades de cada planta antes de montar seu jardim suspenso. Levando isso em conta, você evitará frustrações e estará investindo num espaço mais bonito, agradável e que lhe aproxime da natureza – ou que ainda seja útil, se for o caso da mini horta.

Pronto para investir no seu jardim? Inscreva-se abaixo e receba outras dicas da Flora Nativa sobre cuidados com o jardim!
flora nativa paisagismo e arquitetura da paisagem