25
abr

3 modelos de jardim para dar uma nova cara à fachada da sua empresa

A primeira impressão é a que fica. Mesmo que esta expressão não seja 100% verdadeira, nós sabemos que o primeiro impacto tem, sim, uma grande relevância. Quando se trata de empresas e escritórios a situação não é diferente. Hoje você vai conferir alguns modelos de jardim que vão valorizar ainda mais a fachada do seu negócio.

Ao investir em um jardim na fachada, a empresa não apenas toma uma opção para deixá-la mais bonita. Acolhimento e bem-estar são algumas das sensações que este cartão de visita pode proporcionar a quem passa em frente ao seu escritório.

Mas como melhorar este potencial da fachada? O paisagismo é uma excelente alternativa, podendo se adequar aos mais diferentes tipos de negócios, áreas disponíveis ou dimensão dos prédios.

Continue a leitura e veja 3 modelos de jardins e entenda qual se adequa melhor ao seu caso. Vamos lá?

1 – Jardim pequeno

Apesar do tamanho reduzido, não necessariamente precisará de menos manutenção. A ideia de um jardim pequeno na fachada cabe muito bem para prédios baixos ou casas.

Aqui é muito importante também atentar para a dimensão das plantas. Provavelmente, se seu espaço é reduzido, uma planta enorme ficará desproporcional à sua fachada.

Por outro lado, você pode optar por um pequeno jardim colorido com diversas flores ou um jardim de estilo desértico, com cactos, suculentas e espécies mais resistentes à baixa umidade.

2 – Jardim amplo com arbustos

Esta alternativa é válida se a sua ideia é valorizar a arquitetura da sua fachada. Dentre os modelos de jardim, neste,  as plantas cabem muito bem como complementares ao design da frente da sua empresa.

Espécies como buxinho (Buxus sempervirens), pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) e rosa do deserto (Adenium obesum) são alguns exemplos bastante utilizados em conjunto com gramas. Com essas plantas você pode criar um paisagismo simples, mas elegante e atraente. Tanto a pata-de-elefante quanto a rosa do deserto caem bem num jardim desértico ou em um jardim tropical.

3 – Jardim amplo com árvores

Este já é o caso de fachadas mais amplas, com prédios maiores. Estas características arquitetônicas para esse tipo de jardim são essenciais para que as plantas não tomem toda a frente da sua empresa e esconda o mais importante.

Além da beleza, escolher plantas mais altas também propiciará sombra à sua fachada, tornando o espaço mais agradável e ventilado. Este impacto se reflete ainda no microclima, além da ornamentação.

As palmeiras costumam ser bastante utilizadas, mas outras árvores mais frondosas podem também combinar com a frente da sua empresa. Flamboiã (Delonix regia), jacarandá mimoso (jacaranda mimosifolia/jacaranda rotundifolia) e árvores frutíferas, como a jabuticabeira, podem ser boas opções.

Já quando se trata de palmeiras, a palmeira azul (Bismarckia nobilis), palmeira garrafa (Hyophorbe lagenicaulis) e a palmeira imperial (Roystonea oleracea) estão entre as mais utilizadas.

Também fique de olho

Você conferiu algumas dicas sobre como unir o paisagismo à arquitetura de sua empresa. Porém, você também precisa levar em conta outros fatores ao escolher entre os vários modelos de jardim. Confira alguns:

Estilo da fachada

Fique atento para combinar o estilo do seu jardim com a fachada arquitetônica. Essa combinação é importante para manter a harmonia na primeira impressão que as pessoas terão da sua empresa.

Iluminação

Este é outro ponto que pode dar ainda mais força à beleza do seu jardim. Utilizar focos de luz em determinadas plantas vai valorizar ainda mais a harmonia e beleza visual do seu jardim, deixando-o atraente também à noite.

As possibilidades são várias, desde luzes direcionais e postinhos a caminhos iluminados com fitas de led. O ideal é pensar como a iluminação vai se integrar ao jardim – e aqui está um ponto importante do trabalho do paisagista.

Condições climáticas

Aqui, é importante ficar atento para avaliar viabilidade, beleza e manutenção do jardim. Isso porque, ao utilizar plantas que não se dão bem com as condições climáticas (muito sol ou muito vento, por exemplo), seu jardim terá uma duração de vida mais curta e será mais exigente com manutenção.

A última dica da Flora Nativa neste post é: opte por espécies que crescem rapidamente. Desta forma, você poupará tempo e dedicação na manutenção do jardim e sua fachada sempre estará com uma boa aparência.

Gostou das dicas de hoje sobre modelos de jardim para aperfeiçoar a fachada da sua empresa? Você também pode conferir nossas dicas sobre paisagismo corporativo. Enviaremos alguns e-mails (prometemos não lotar sua caixa de entrada) com dicas para melhorar o paisagismo da sua empresa. Tem interesse? Basta clicar na imagem abaixo e fazer um cadastro rápido!

por que investir em paisagismo corporativo flora nativa