andressa mora projeto de paisagismo residencial
30
jan

Paisagismo residencial: memória e rotina com o jardim de casa

“Flor é vida, planta é vida. Por isso é importante ter um cantinho pequeno em casa, com plantas ou flores, para cuidarmos delas”. É com este ensinamento que a médica Andressa Móra avalia a necessidade e beleza de se investir no paisagismo residencial para tornar o dia a dia mais bonito e aconchegante.

Entre memórias da família e os novos hábitos que adquiriu com o jardim em sua casa, ela destaca a importância das plantas para além da estética. Todos os dias Andressa cumpre seu ritual. Pega sua caixinha, faz uma varredura e vê quem precisa de cuidado, olhando folha por folha.

Essa rotina tem relação com memórias de sua infância. “Meu filho diz que eu sou doida porque converso com as plantas, mas minha mãe já dizia: ‘planta sente’”, diz ela ao lembrar-se do vaso de antúrios que a mãe mantinha no apartamento quando era mais nova.

Andressa Móra deixa ainda outro recado importante: quem tiver oportunidade, faça seu jardim, porque cuidar dele torna-se um prazer.

Continue a leitura para conhecer o projeto de paisagismo que desenvolvemos na casa desta cliente.

O projeto

O projeto de paisagismo residencial desenvolvido pela Flora Nativa na casa desta cliente foi resultado de uma parceria entre a Flora Nativa e a arquiteta Flávia Ribeiro. Conheça agora o que elaboramos na casa de Andressa.

Na área posterior, relocamos uma palmeira laca que já estava no local, mas não tinha tanta visibilidade. Ela foi transferida para a área da piscina. Nesta mesma parte também foi feito um recorte no espaço de jardinagem, ao redor da piscina, para uma palmeira ráfia. Essa palmeira foi utilizada como um ponto focal para quem observa o jardim da sala de estar.

[huge_it_slider id=”11″]

A Flora criou também um painel de linhas de madeira e cabos de aço entrançado. O principal objetivo era esconder a área de serviço da casa vizinha, além de criar um pano de fundo para a piscina. À estrutura acrescentou-se a dipladenia, uma trepadeira com flores ornamentais.

Um projeto de iluminação foi desenvolvido para criar um ambiente aconchegante e destacar as cores e formas das plantas utilizadas.

Já na parte da frente da casa, o ponto focal ficou a cargo de uma espécie de Pandanus que a médica já tinha em sua casa. Sob o Pandanus a Flora Nativa criou uma composição com plantas suculentas, que têm a mesma exigência de água da planta que fica acima delas.

[huge_it_slider id=”10″]

A entrada da casa recebeu ainda uma paginação na entrada dos carros usando o cobograma (estrutura de cobogós com grama). A iluminação também foi trabalhada para criar harmonia em todo o projeto paisagístico da casa.

Resultado

Com o jardim implantado em sua casa, a médica percebe mudanças efetivas na rotina. Além do filho, que adora chegar à noite e acender todas as lâmpadas da área da piscina, a presença de animais atraídos pelo paisagismo.

“O beija-flor todo dia está aqui. Às vezes estou cuidando das plantas e ele fica perto de mim, como se fosse expulsando. Eu digo ‘você é muito atrevido'”, conta Andressa entre risos.

Ela destaca ainda a sensação de paz, tranquilidade e aconchego proporcionados pela iluminação que destaca o projeto de paisagismo.

Após ver o resultado final, ela garante: “uma parceria muito boa, que não é fácil de encontrar porque não existe muito compromisso com datas e com o fazer do projeto. Maria Cândida e a Flora Nativa fizeram uma parceria 100%!”.

E você? Precisa de uma consultoria ou de um novo projeto de paisagismo residencial? Não deixe para depois, fale com a Flora Nativa que nós sabemos como lhe ajudar a deixar sua casa mais agradável e aconchegante!